Querendo saber como ensinar as crianças sobre Jesus? Confira nesse post sobre a importância dos ensinamentos desde cedo, dicas de como passar seus ensinamentos e atividades para imprimir sobre o tema.

Como membro do Programa de Associados de Marketing Places (Amazon e Shopee), recebemos uma pequena comissão por compras qualificadas. Não se preocupe, isso não afeta o preço do produto que recomendamos e nem nossa avaliação sobre o produto. É somente uma maneira de apoiar o blog e continuar fornecendo conteúdo útil. :) 

A importância de Ensinar as crianças desde cedo

Ensinar as crianças sobre os ensinamentos de Jesus é algo muito mais profundo que se possa imaginar. Criam uma base sólida de fundo moral, auxiliando em diversos aspectos da formação do caráter dos pequenos.

Dentre deles, podemos observar:

  • Amor, perdão, compaixão e empatia; sentimentos nobres que podem auxiliar em toda a vida moldando o senso de ética e justiça.
  • Sentido de propósito, embora seja um termo muito profundo, começar desde cedo pode desenvolver na criança esse sentido de que tem um algo mais para se viver e não viver apenas para si, dessa forma auxiliando sempre que achar necessário.
  • Superação e resiliência; nós adultos, sabemos que enfrentar os desafios cotidianos são complicados e desenvolver a fé nos pequeninos o irão tornar mais resistentes ao enfrentar adversidades com o suporte da fé.

Jesus

Imagem mostra Jesus ensinando no meio do povo - como ensinar as criancas sobre Jesus com atividades educativas

Historicamente conhecido como Jesus de Nazaré, foi um líder religioso e figura central no Cristianismo. Ele é reverenciado por milhões de cristãos em todo o mundo como o Filho de Deus e o Messias prometido no Antigo Testamento da Bíblia.

Os evangelhos do Novo Testamento descrevem Jesus como um pregador itinerante que realizou milagres e ensinou sobre o amor de Deus. Sua vida, morte e ressurreição são consideradas pelos cristãos como acontecimentos fundamentais para a salvação da humanidade.

Falando sobre o tema da ressureição de Cristo, confira esse post sobre atividades de Páscoa para imprimir!

Quais foram os principais ensinamentos de Jesus?

Jesus nos ensinava através de parábolas e para crianças pode ser difícil compreender as passagens da bíblia por conta da escrita diferenciada da época. Podemos dizer que alguns dos grandes ensinamentos do Mestre são:

Amar ao próximo como a si mesmo

Ensinou a importância de amar e cuidar uns dos outros e independente das diferenças que temos.

Respeito

Jesus nos disse da necessidade de respeitar todos com compaixão e empatia. Ensinou que devemos tratar os outros assim como queremos que nos tratem.

Generosidade

Nos mostrou que devemos compartilhar o que temos com os que são menos favorecidos, e nos revelou a alegria que traz essa partilha.

Perdão

Demonstrou que o perdão nos liberta e liberta ao outro também, assim como na oração Pai Nosso. O Mestre nos ensina que o perdão é necessário para trazer paz e poder prosseguir na nossa caminhada.

Honestidade

Ensinou que sermos honestos e íntegros é algo que vai além da justiça dos homens, é algo que devemos lapidar em nós, mesmo quando ninguém está observando.

As religiões

Devemos lembrar que os ensinamentos do Mestre ultrapassam as barreiras das religiões, pois estão presentes em todas elas.

Todas as religiões nos conduzem ao mesmo destino, que é nos aproximarmos de Deus. Por isso, desde cedo, não devemos limitar as crianças a uma crença específica, mas sim transmitir a elas a essência que Jesus nos mostrou e ensinou.

Isso contribuirá para formar pessoas com maior respeito, amor e empatia, proporcionando um futuro melhor para a próxima geração.

Sugestões para Pais e Professores

Ensinar as crianças sobre Jesus pode ser um pouco nebuloso, separamos algumas dicas de como ajudar nessa tarefa:

Histórias Para contar

Essa com certeza é uma das sugestões que já lhe passou pela cabeça, mas ainda assim pode ser uma das mais efetivas!
Através de livros na temática e com ilustrações cativadoras, as crianças aprendem interessadamente, ficando mais fácil a absorção.

Para essa tarefa, separamos algumas ótimas recomendações:

Minha primeira Bíblia com a Turma da Mônica

Uma forma divertida de contar as histórias da Bíblia para as crianças.

Meu livro de orações – Turma da Mônica

40 orações ecumênicas que podem ser rezadas por todos os cristãos!

Se você é adepto do espiritismo vai adorar também essas sugestões:

Jesus no meu lar

Ensinamentos luminosos de Jesus para o dia a dia com a divertida turminha da Mônica!

Chico Xavier e seus ensinamentos – Turma da Mônica

Chico Xavier e seus ensinamentos mostra como, em pequenas situações do dia a dia, Chico conseguia oferecer grandes lições de amor ao próximo, agora contadas em histórias com os personagens mais queridos do Brasil!

Instruções para Download

Atividade educativa para Colorir

Através de atividades de colorir os pais e professores contam sobre os ensinamentos de Jesus ao mesmo tempo em que estimulam a criatividade das crianças.

Atividade Educativa de Jesus de colorir.
Criatividade Mágica.com

Atividade educativa para Recortar

Essa atividade foi pensada com o objetivo de incentivar as crianças a compartilharem. Ela é dividida em duas folhas, uma com a tarefa e outra para o recorte.

Uma opção é pedir as crianças desenharem e colorirem a bebida de forma igual nos copinhos também.

Atividade Educativa de Jesus para ensinar a repartir.
Criatividade Mágica.com

Atividade educativa de puzzle

Essa atividade é para incentivar os pequenos a sempre encontrarem Jesus através da oração. Propomos a diversidade através das meninas e meninos em posição de prece.

Atividade Educativa de Jesus - puzzle caminho da fé
Criatividade Mágica.com
Atividade Educativa de Jesus - puzzle caminho da fé
Criatividade Mágica.com
Atividade Educativa de Jesus - puzzle caminho da fé
Criatividade Mágica.com
Atividade Educativa de Jesus - puzzle caminho da fé
Criatividade Mágica.com

Conclusão

Nesse post contamos um pouco sobre a importancia de inserir a educação de Jesus para as crianças desde cedinho e os importantes ensinamentos que Ele nos trouxe, além de idéias e sugestões de como o ensino pode ser divertido.

Se gostar da ideia de contar histórias, não se esqueça de conferir os livros recomendados ali em cima! 🙂

Espero que tenha gostado desse post e nossas atividades venham a auxiliar você a trazer os pequeninos para perto da fé!

Até breve e convidamos você a acompanhar o nosso blog para mais atividades para imprimir!



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *