Procurando atividades educativas com o tema de carnaval para crianças? Confira nesse post um pouco mais sobre a data comemorativa do carnaval e várias atividades para envolver as crianças e entrar no clima do carnaval de forma divertida e inclusiva.
Nesse post…
Sumário
De onde nasceu o Carnaval
Sabemos que o Brasil adota o carnaval como uma das principais festas nacionais, mas sabia que o carnaval foi originado em outras fronteiras?
Essa festividade tem uma das suas raízes no catolicismo do antigo Império Romano.
Segundo o site National Geographic, essa data era comemorada antes da Quaresma pelos romanos católicos. E, até os dias atuais se comemora 40 dias antes da Páscoa, por esse motivo não caem na mesma data todos os anos.
Vindo do latim carnelevarium, a palavra carnaval significaria o mesmo que retirar a carne, contribuindo para incentivar a abstenção de carne no período que antecede a Páscoa.
Não é somente no Brasil que esta festa tem grande popularidade, países como Itália, Estados Unidos, Espanha, França, Colômbia e Bolívia também comemoram o carnaval, cada qual da sua própria maneira.
Máscaras de Carnaval
O uso de máscaras no Carnaval tem suas origens na Itália, especialmente em Veneza.
A tradição remonta ao século XIII, quando as máscaras eram usadas pelos nobres para se misturarem anonimamente com o povo durante as festividades.
Ao longo dos séculos, o uso de máscaras no Carnaval tornou-se uma parte emblemática da celebração, simbolizando a liberdade, a igualdade e a diversão. Quem sabe, seja um dos motivos de ser uma festa tão alegre…
No Brasil
Com a vinda dos portugueses para o Brasil, trouxeram com eles certas “tradições” sendo a comemoração do carnaval uma delas.
As músicas de samba e marchinhas, tão típicas do nosso carnaval atual, são em grande parte de origem africana através dos escravos da época, que juntaram aos sons portugueses seus toques de ritmo musical.
O Carnaval e a diversidade
O carnaval teve muitas evoluções a contar da época dos portugueses, desde folia nas ruas até a escolas de samba que trabalham especificamente para trazer essa magia ao carnaval através dos desfiles de encher os olhos.
E não é por acaso que se chamam escolas de samba! No início, lá por volta de 1930 surgiram as primeiras escolas.
Com o objetivo direcionado ao carnaval e estimulação do turismo, as escolas se desenvolveram para se tornarem um ambiente cultural de alegria, criatividade e sociabilidade.
Problemas sociais sempre ocorreram, mas as escolas encontraram uma maneira de contornar a desigualdade com a realização de ações sociais e parcerias, transformando-se em um local de aprendizagem e acolhimento.
Lá é possível fazer aulas de música, cenografia, costura, maquiagem, fotografia, etc; tudo dentro da temática do carnaval. Se houver interesse, procure mais a respeito em uma escola de samba perto de você.
Através de ações como esta estamos caminhando para o desenvolvimento de uma sociedade em busca de igualdade e menos preconceitos. É um processo demorado, mas lembremos daquele ditado: “Roma não foi construída num dia.”
Pensando nisso, propomos algumas atividades educativas inclusivas de carnaval para os pequenos nessa época carnavalesca.
Atividades Educativas de Pintar com o tema Carnaval
Instruções para download: Clique na imagem escolhida e esta te levará ao local onde poderá fazer o download. Depois é só imprimir!
Lembre-se que é um material gratuito do site criatividademagica e não pode ser distribuído ou comercializado.
Dicas: Incentive a criança a escolher a imagem que mais se identifica.
Peça-a para desenhar seu próprio rostinho no personagem em que escolher.
Ideia! Se a criança já souber escrever seu próprio nome, peça para colocar a primeira letra do nome na fantasia do personagem para identificar o brasão no torax (como no personagem que lembra o super homem).
Conclusão
Ao refletir sobre a rica história e tradições do Carnaval, é evidente que essa celebração vai além da simples diversão; é uma expressão cultural única que convida a unir pessoas de diferentes origens a diversão e alegria.
Se você gostou de saber um pouquinho mais sobre o Carnaval e de nossas sugestões de atividades educativas, convidamos você a acompanhar nosso blog. 🙂
0 Comentários