Procurando um ipad pra começar no universo da arte, mas não seja tão caro? Vamos te contar nesse artigo se o Ipad 9º geração pode ser a opção para você!

Como membro do Programa de Associados de Marketing Places (Amazon e Shopee), recebemos uma pequena comissão por compras qualificadas. Não se preocupe, isso não afeta o preço do produto que recomendamos e nem nossa avaliação sobre o produto. É somente uma maneira de apoiar o blog e continuar fornecendo conteúdo útil. :) 

Comprar um ipad para desenhar com o tão querido Procreate, mas sem comprometer tanto seu bolso pode ser uma opção viável.

Revelamos as vantagens deste dispositivo para os entusiastas e ilustradores. Não perca esta oportunidade de mergulhar em um mundo de possibilidades criativas.

Leia até o final, onde compartilhamos dicas valiosas para aproveitar ao máximo seu iPad 9ª Geração quando estiver em suas mãos. E entre de vez nesse mundo digital da ilustração.

Características

Imagem: Canva

O Ipad é uma ótima ferramenta seja para utilizar em artes ou em outras tarefas, confira as características desse modelo.

Especificações
TelaRetina de 10,2 polegadas
CamerasCâmera frontal ultra-angular de 12 MP, e Câmera grande-angular de 8 MP (gravação: Vídeo 1080p)
ChipA13 Bionic
Bateriaaté 10 hrs de duração
ConectorLightning
InternetWifi e opção com Rede celular 4G LTE
Caneta* (não incluso)Compatível com Apple Pencil (1ª geração)
Teclado físico* (não incluso)Compatível com Smart Keyboard e teclado via bluetooh
Armazenamento64gb ou 256gb

Desempenho

Segundo a Apple, a duração da bateria do o Ipad 9º Geração pode ser de até 10 horas. Mas esse tempo é definitivamente relativo!

Para avaliar, temos de levar em consideração qual o aplicativo utilizado, quantos apps e, logicamente, fatores como iluminação (brilho).

Para o uso em ilustração com os apps Procreate e Adobe Fresco, por exemplo, ele aguenta bem durante várias horas desenhando; chegando a ficar o dia inteiro sem precisar da carga.

O desempenho com a caneta nesses apps é bem fluido e não demonstra nenhum tipo de lag (atraso entre o traço físico e a demora em aparecer na tela).

Dica: Utilize no modo economia de energia e procure não deixar o brilho no máximo sempre que possível, quando está fazendo o rascunho por exemplo, assim garante um longo período de tempo desenhando.

Armazenamento

Imagem: Canva

Existem duas opções de quantidade de armazenamento quando você for comprar o seu: o 64gb e o 256gb.

Se você é o tipo de pessoa que gosta de tirar muitas fotos ou gravar vídeos e pretende fazer isso com o Ipad, é importante considerar o modelo com o armazenamento maior.

Agora, se você for usar apenas para ilustração, o modelo menor é sua opção com maior custo benefício. Visto que a diferença entre os dois pode aumentar consideravelmente.

A Dica é: utilize o drive do Google para guardar suas artes, assim, além de ter um backup para se derepente der um problema no dispositivo, você irá economizar o espaço interno do Ipad.

Caneta

Se você já usou tablets da Wacom pode estranhar a caneta da maçã, pois para funcionar ela precisa ser carregada e pareada via bluetooth.

O carregamento funciona na própria entrada de carga do ipad e demora por volta de 15 minutos, bem tranquilo de carregar sempre que precisar. É praticamente impeceptível a diferença da carga da caneta na bateria do ipad.

Também pode ser carregada no mesmo carregador do tablet com o uso do adaptador que já vem incluso na caixa. Uma coisa que deixou um pouco a desejar é não ter ao menos uma luzinha sequer para demonstrar se está com a carga cheia, tendo de verificado através do próprio ipad.

Esse modelo de Ipad tem compatibilidade com a Apple Pencil 1º geração apenas. Mas não perde em nada na questão da qualidade. O traço é bem fluido, e se não fosse pela tela poderia até confundir ao traço no papel.

Ela é sensível a pressão e inclinação, o que é ótimo para brushes que simulam o lápis! E também tem uma precisão impressionante.

Ipad 9 geração para ilustrar é bom?

Imagem: Procreate com 1000x1000pixels – 264 camadas

Para responder essa dúvida temos que levar alguns pontos em análise:

  1. Você vai usar para ilustrações pessoais ou comerciais? Ilustrações comerciais exigem um tamanho diferenciado, mas, se for para uso pessoal vai tranquilo nesse modelo!
  2. Qual o tamanho do arquivo que você vai desenhar? Arquivos muito grandes do tipo 3000×3000 pixels com 300DPI no Procreate especificamente, há uma limitação de 25 camadas. Se você é do tipo que gosta de trabalhar com pouquíssimas camadas pode considerar a compra. Veja mais detalhes ali embaixo!
  3. Qual o app que você vai usar? Se usar o illustrator para ipad, por exemplo, pode ter um pouco de lag, recomenda-se ipad Pro se for exclusivamente para esse uso.

Analise essas questões e, independente do modelo do Ipad, certamente será um bom investimento!

Procreate

O Procreate se tornou um queridinho quando o assunto é ilustrar. E absolutamente faz jus ao seu nome!

Diferente dos outros apps, ele não tem um período de testes, você terá de desembolsar por volta de R$70,00 (a compra é feita em dolar), mas é uma vez apenas! E sendo seu para sempre, tem direito a todas as atualizações que tiverem pela frente!

Se você comprar o ipad 9 geração com o objetivo exclusivo de usar apenas o Procreate, como mencionamos ali em cima, se for trabalhar com arquivos MUITO grandes, pode haver um ponto negativo em relação ao Procreate: o limite de camadas.

Mas vamos considerar que usar um tamanho tão grande não é comum. Por exemplo, uma ilustração para Instagram é recomendado um tamanho de 1000x1000px com 300dpi, nesse caso você tem disponível 264 camadas! É muita camada!

Vale ressaltar que conforme a Apple atualiza o Procreate tende a melhorar na questão de proporção tamanhoXcamadas.

Adobe Fresco

Imagem: Ilustração feita em ipad 9 no app Adobe Fresco

Um concorrente direto do Procreate é o Fresco. Que de Fresco não tem nada.

A grande vantagem em relação ao Procreate é: não tem limites de camadas! Além de conseguir importar seus brushes favoritos do photoshop.

Seu design é muito intuitivo, e se você alguma vez já usou o Photoshop, com certeza vai gostar do Fresco.

Na versão gratuita, é possível usar quase todas as funcionalidades do app; já na versão paga (cerca de R$60,00 anual) é possível ter acesso a milhares de brushes para download e importar brushes também.

No ipad 9 geração ele funciona muito bem mesmo usando um tamanho de resolução muito grande e com várias camadas, inclusive vetor!

E então, vale a pena?

Se a dúvida é se esse modelo de Ipad, o 9 geração e Apple Pencil é uma boa compra para iustrar a reposta é sim! Vale super a pena!

Esse modelo é compatível com os melhores apps disponíveis para ilustração, rodando de modo muito responsivo e fluido.

Ipad 9º Geração

Desenhe em qualquer lugar com Design e Tecnologia.

Perguntas Frequentes

Para o Ipad 9 geração utiliza-se a Apple pencil 1º Geração.

Sim. Até o momento, em janeiro de 2024, o ipad 9 geração tem atualização.

Não, o Procreate é pago uma única vez.

Conclusão

Então, meu amigo(a) desenhista, potencialize sua expressão artística com o iPad 9ª geração e a Apple Pencil 1ª geração.

Descubra uma experiência única de ilustração. Combinando tecnologia aos apps de desenho, proporcionando o ambiente ideal para sua criatividade ter asas.

Não perca a oportunidade de elevar suas criações ao próximo patamar. Adquira o iPad 9ª geração com Apple Pencil e leve seus desenhos pro mundo digital.



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *